3 dicas para criar a capa do seu livro

3 dicas para criar a capa do seu livro

A criação de uma capa de livro é um dos processos mais interessantes do segmento editorial. Quem já publicou uma obra sabe como a capa pode influenciar na venda e principalmente na popularidade de um livro. 

Por isso, não é exagero dizer uma boa capa é imprescindível para o sucesso do seu livro. Afinal, ela é o primeiro contato do leitor com a sua obra —- e o principal fator responsável pelo destaque em prateleiras e lojas digitais. 

Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje para te mostrar todas as dicas fundamentais para criar a capa do seu livro. Continue lendo! 

1. Encontre o público-alvo do seu livro

Se você entendeu que a capa do seu livro é fundamental para chamar a atenção dos leitores, então chegou a hora de encontrar esse público-alvo.

Não se engane ao pensar que a sua obra é para todas as pessoas. Na verdade, quanto mais precisamente você definir o público para a sua obra, mais fácil será entregar um produto que realmente agrade. 

Para isso, é fundamental criar um perfil, imaginando uma pessoa existente, defina o gênero, faixa etária, escolaridade, profissão e todo o tipo de informação sobre o seu público.

Exemplo: Meu público-alvo é composto por homens na faixa de 30 a 40 anos, formados no ensino superior, classe B/C que desejam aprender sobre educação financeira. Por serem muito ocupados, preferem livros objetivos e fáceis de entender. 

Após conhecer o seu público-alvo, será muito mais fácil escolher qual será a linguagem visual para impactar esse tipo de leitor. 

2. Pense no leitor 

Um dos maiores erros dos autores na hora de criar, analisar e até mesmo aprovar uma capa de seu livro é deixar de pensar no leitor, levando em conta apenas seu gosto pessoal. Lembre-se que a capa do livro não deve se basear apenas na vontade do autor. 

O processo de criação de capa um livro deve ser baseado em encantar o público-alvo da marca. 

A capa é considerada a “embalagem” de um livro. Dessa maneira, caso ela não faça uma conexão direta com o seu público, as vendas da obra serão diretamente afetados. 

Por isso, é fundamental que o capista e atuou trabalhem juntos para agradar o público-alvo da sua obra. 

3. Escolha a cor ideal 

As cores utilizadas no seu livro desempenham um papel de extrema importância nas vendas da sua obra. Quanto mais impactante for o resultado final, maior será as chances de conseguir atrair a atenção do seu leitor. 

Escolha as cores que são mais apropriadas para o tema da sua obra. Como por exemplo: a cor verde pode ser utilizada para os nichos de saúde, jardinagem e culinária. Já a cor preta pode ser uma ótima alternativa para livros de capas elegantes ou terror.

Conclusão 

Não existe uma regra universal quando o assunto é criar a capa perfeita para um livro. Afinal, cada obra deve levar em consideração seu público, tema e conteúdo para entregar um resultado eficiente. 

O importante é entender que a etapa de criação é uma das mais importantes na hora de publicar seu livro! 

Conte com a equipe de experts da Kaco para criar a capa perfeita para o seu livro, entre em contato conosco pelo nosso site.

Deixe uma resposta