Duvidas

Remoção de Fundo

Para criar imagens com o fundo transparente em alta resolução (não vale GIF!) utilize o recurso de path do Photoshop (para imagens TIF ou EPS) ou o recurso de canal Alpha (para imagens TIF) utilizando as ferramentas de criação de path. Nunca utilize a Magic Wand (Vara Mágica), seguida da opção de Make Working Path. Dessa maneira, o caminho gerado será irregular (imperfeito) e muito complexo, podendo não ocorrer sua perfeita impressão. O formato PSD é suportado por alguns softwares, e no caso específico do Corel mantém a transparência, mas nem sempre a mesma é impressa como está sendo visualizada (às vezes corretamente, às vezes marcando o fundo sobre a qual está posicionada). Use a seu inteiro risco e responsabilidade. O clipping path do Quark é funcional, porém não tão preciso quanto o feito diretamente no Photoshop.

Relação DPI x LPI

Vale a regra clássica para o cálculo. Para trabalhos com um excelente fator de amostragem, usar duas vezes o valor da lineatura de saída (para 150LPI's use 300DPI's), para uma amostragem suficiente 1,75 vezes o LPI (150LPI's use aproximadamente266 DPI's) e para trabalhar no fator mínimo de amostragem que ainda garanta uma qualidade boa 1,5 vezes (150LPI's use 225 DPI's). Alguns jornais utilizam fator de amostragem de 1:1 (100LPI's usando 100DPI's para as imagens), porém isso é em função da baixa qualidade oferecida pelo suporte/impressão.

Overprints e Trappings

Quando possível coloque overprint (sobreposição) e defina o valor para o trapping (avanço do contorno de uma cor de primeiro plano sobre a cor de segundo plano) manualmente. Caso não saiba fazer esse tipo de ajuste, especifique na ordem de serviço do bureau que deseja esses recursos. Geralmente alguns bureaus costumam optar pela não aplicação do recurso se não estiver especificado via OS. Em caso de textos com corpo muito pequeno, costuma-se fazer o processo inverso, de maneira que o fundo invada sobre o texto e não o texto sobre o fundo (que poderia resultar em caracteres com contornos muito próximos ou grudados). Vale lembrar que materiais produzidos para silk-screen não apresentam overprints e sistemas de impressão mais rústicos (cartonagem, flexografia, por exemplo) há necessidade de um alto valor de trapping.

Nomeclatura de Arquivos

O uso de acentos pode acarretar problemas se os arquivos necessitarem ser transferido de uma plataforma a outra (Mac, Silicon, PC). Cada plataforma utiliza um set de caracteres diferente entre si. A organização em pastas facilita a localização de arquivos quando a quantidade é muito grande. Procure sempre nomear os arquivos de uma maneira que fique fácil a associação. Lembre-se que nem sempre a pessoa que está imprimindo pode achar óbvio o nome que você colocou.

Mídias

a) Nunca utilize mídias ou disquetes muito velhos e evite fragmentar o arquivo. A possibilidade de erros é proporcional à quantidade de volumes.
b) Dê preferências a mídias com mais capacidades – Cd's ou DVD's.
c) É muito importante também fazer um teste após a gravação do arquivo para verificar se a mídia não esta com algum problema, além de identificá-la apropriadamente.
d) É possível também fazer a transferência do arquivo através do sistema Athalink. Basta nos contatar para criarmos uma conta.

MAC x PC

a) Sempre grave os arquivos em mídia nativa da plataforma de origem. Evite gravar arquivos de Mac em computadores PC e vice-versa.
b) Caso precise migrar de uma plataforma a outra, procure salvar os arquivos que deverão ser transferidos em formatos considerados multiplataforma (EPS,TIF,PDF, entre outros).
c) Se estiver utilizando arquivos pré-formatados, procure saber se a plataforma de destino possui todas as fontes utilizadas pela plataforma de origem.

Impressão em Reciclato

O Brasil já fabrica papel off-set 100% reciclado. A SUZANO lançou no mercado o papel Reciclato, fabricado com 25% de aparas pós-consumo (provenientes de lixo urbano) e 75% de aparas pré-consumo (provenientes de rejeitos industriais). Sua tonalidade é ligeiramente acinzentada, exigindo compensações nos fotolitos. Testes de impressão indicaram que os melhores resultados são obtidos com compensação de ganho-de-ponto de 20% e limite de carga de tintas (GCR) de 280%. Pode ser utilizado para imprimir quase todos os produtos normalmente impressos em off-set, embora seja particularmente indicado para trabalhos que encerrem um toque de elegância e nobreza, com forte apelo ecológico, como folhetos promocionais, livros, agendas, cartões etc.

Impressão CorelDraw

Não esquecer de sempre desabilitar a opção de perfil de cores (Color Profile), caso contrário seu documento sofrerá drásticas alterações de cores. Atenção quanto às opções de sobreposição do preto (overprint) e dispersão automática (trapping). Use-as de acordo com o tipo de trabalho.

Imagens Incorporadas ou Linkadas

Se estiver na dúvida se o programa incorpora a imagem no arquivo ou mantêm apenas um link (ligação visual) dos objetos importados, envie todos os arquivos das junto com o arquivo final de impressão para o bureau. Assim não se corre o risco de uma ou mais imagens sair em baixa resolução ou simplesmente não aparecer no trabalho final. Programas como o CorelDraw, Pagemaker, Illustrator e Freehand podem incluir a imagem ao documento ou manter apenas o vínculo (mais recomendado), porém o QuarkXpress trabalha sempre vinculando imagens, o que torna necessário o envio de todos os objetos/imagens junto ao arquivo QXD.

Formatos & Padrões

Não se esqueça de verificar se todas as imagens estão no formato CMYK e na resolução adequada para o tipo de trabalho. Imagens em RGB não são impressas e quando o programa faz a conversão (nem todos fazem essa conversão) o resultado pode não ser o esperado. Evite deixar para a máquina o trabalho que você pode fazer.

Formatação de Páginas

Sempre envie os arquivos com mais de uma página em sistema de páginas independentes e separadas. Nunca utilize recursos com o bildbooklet do Pagemaker ou monte manualmente as páginas correspondentes. Isso só atrapalha a realização do trabalho. No nosso bureau dispomos de softwares que realizam imposição de páginas de maneira automática e, para isso, é preciso que as páginas esteja diagramadas de uma a uma.

Fontes Adobe x Truetype

As mais utilizadas pelos bureaus são as fontes Adobe (Type 1, PostScript), porém é mais comum as agências utilizarem fontes Truetype (TTF). Em ambos os casos, procure enviar as fontes para o bureau, pois a quantidade de tipos/variantes é muito grande e nem sempre teremos a fonte.

Exportação de Vetores

Quando for utilizar arquivos gerados pelo Corel em outros programas vetoriais, de preferência em exportá-lo no formato EPS. Sendo um formato híbrido, aceita tanto vetores como imagens em bitmapped mantendo, às vezes, algumas de suas propriedades. Houve casos em que arquivos exportados em AI para o Adobe Illustrator sofreram pequenas lapidações em algumas famílias/tipos de fontes (normalmente em fontes Truetype usadas no PC). Verifique com um bom zoom a parte de texto se for utilizar esse tipo de processo. A resolução presente em Header pode ser utilizada em 72dpi's (tons de cinza), pois essa informação corresponde apenas ao cabeçalho (imagens EPS). Se for exportar em TIF deverá já ser exportada na resolução final do trabalho (normalmente 300dpi's).

Editoração

Utilize sempre programas de editoração (PageMaker, Quark Xpress e Adobe InDesign) para revistas e trabalhos com muitas páginas. Não use programas de ilustração, mesmo que tenhan recurso de formatação em blocos de texto. Todos os softwares para projetos editoriais possuem recursos para verificação de links e fontes. Não envie um arquivo para o bureau, sem antes checar todos se os links e as fontes do trabalho estão disponíveis.

Degradê / Gradientes / Nós

Objetos com excesso de nós (textos convertidos em curvas) e degradês muito complexos (radiais, cônicos, etc.) geram arquivos muito complexos e pesados. Isso pode tornar lenta a produção do filme, e no caso de muitos textos convertidos em curvas, poderá ocorrer perda de dados. Use degradês somente o necessário e faça a conversão das fontes para curva somente em casos onde a fonte em uso não é tão comum.

Últimas Notícias
Últimos Portfolio
  • Livros

    Livros

  • Luvas para Livros

    Luvas para Livros

  • Calendários Personalizados

    Calendários Personalizados

  • Cadernos Personalizados

    Cadernos Personalizados

  • Agendas Personalizadas

    Agendas Personalizadas

  • Rótulos

    Rótulos

  • Revistas

    Revistas

  • Pastas

    Pastas

  • Papelaria

    Papelaria

  • Panfletos

    Panfletos

  • Jornal e Boletim

    Jornal e Boletim

  • Folders Informativos

    Folders Informativos

  • Brindes Personalizados

    Brindes Personalizados